Muitos trabalhos na área de hidráulica hoje são realizados por pessoas sem conhecimento técnico suficiente para realizar tais funções. Tenho notado muito em atendimentos de manutenção residencial que os casos são muitos.
Na hora de compra e contratar a instalação de equipamentos hidráulicos o ideal é sempre procurar um profissional especializado. Mas como saber se o "profissional" que vai te atender realmente é especializado ou não?
É muito difícil ter certeza, então a melhor saída é entrar no site do fabricante do equipamento a ser instalado e consultar todas as informações técnicas para instalação de seu novo equipamento ou procurar a norma da ABNT que dite as regras para tal. Geralmente estes equipamentos são caros e podem ter sua vida util muito reduzida, até perder o equipamento ou tê-lo avariado. Seguem alguns exemplos de equipamentos e situações mais comuns de danos por falha de instalação:
- Bombas e pressurizadores: equipamentos que não funcionam de acordo com o prometido e queimam frequentemente;
- Aquecedores a gás: eles tem sua eficiência e vida útil reduzidas por mal combustão, quando se permite a entrada de água pelas válvulas de gás e problemas elétricos em geral;
- Aquecedores solar: estes são os mais comuns de apresentarem problemas, geralmente ouço dizer que não funcionam todo o ano mas nestes casos só se for por falha de dimensionamento e instalação, também acontecem problemas como rompimento do reservatório térmico, superaquecimento pelo suporte elétrico de aquecimento, aumento na conta elétrica após o acionamento do sistemas e etc.
Estes são alguns casos para alguns equipamentos específicos, então vale a pena ficar de olho para evitar surpresas. Consultem sites de reclamações e atentem para informações fornecidas pelos fabricantes.